16 de fevereiro de 2017

Resenha: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa - Marcos Costa

Título: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa
Autor: Marcos Costa 
Editora: Valentina
Ano: 2016
Páginas: 200
Livro cedido pela editora para leitura
Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.
Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:
• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros -- a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa", escrito pelo Mestre e Doutor em História Social, de Marcos Costa, é um livro que aborda o começo da história do Brasil afim de explicar o Brasil atual. O que aconteceu no passado que fez o hoje ser assim no Brasil.



Para cumprir essa missão, o autor dividiu o livro em 4 capítulos, são eles: "Os Antecedentes 1453-1534", "Período Colonial 1534-1822", "Período Monárquico 1822-1889" e "Período Republicano 1889-2015". Cada capítulo trazendo nomes importantes, conflitos marcantes e avanços significantes que foram acontecendo ao longo do tempo. O comércio e sua expansão, as viagens exploradoras, as descobertas, o trabalho, os embates territoriais, a política, a economia, as leis e os golpes, além de muitos outros acontecimentos, são abordados no livro que segue bem a cronologia dos fatos que marcaram a história do Brasil.

"Na natureza, nada acontece de acordo com a vontade dos homens. Já na história, tudo acontece pela vontade deles. Somos nós que fazemos a história."

O autor ainda aproveita para trazer questionamentos sobre algumas pessoas e episódios marcantes da história. Um desses, é a Proclamação da República. Marcos Costa cita o fato fazendo alguns questionamentos sobre a legitimidade da cena retratada por Benedito Calixto, num quadro pintado em 1893.
























A política Brasileira foi muito bem retratada no decorrer do livro. As vitórias e os conflitos, onde desde muito tempo quem vêm sendo prejudicados é a população Brasileira. Triste, mas é a realidade nua e crua!

"O boicote ou a sabotagem de uns contra os outros afeta a todos, e o país e o povo vão soçobrando numa espécie de limbo, ardendo na fogueira das vaidades do poder." 

Em outro momento da leitura, o autor fala sobre a Lava Jato, maior operação contra corrupção da história do Brasil. Dentre tantos outros assuntos que o autor explora.

O fato é que Marcos Costa conseguiu escrever uma obra incrível. O livro cumpre bem seu papel de reunir informações importantes desde os bastidores do descobrimento do Brasil, passando por seus avanços e conflitos, até chegar na crise que se instalou a partir de 2015 no país. Sempre com uma escrita descontraída e a todo momento deixando um gostinho de quero mais. E tudo isso em poucas páginas.






















 A parte estética do livro está impecável. A obra contém índice, orelhas, as folhas são brancas, a fonte tem um tamanho agradável, mapas, ilustrações e fotografias.

"O Brasil tem um grande passado pela frente."

Além disso, o livro possui uma parte reservada com uma rica bibliografia, notas e um índice onomástico, tudo visando ajudar ao leitor caso ele queira se aprofundar ainda mais nos assuntos que foram abordados. Ah, sem falar da capa e do verso que também estão demais! A Editora Valentina caprichou bastante.

"A História do Brasil Para Quem Tem Pressa" é um livro que merece ser lido por aqueles que adoram história ou pretendem conhecer melhor a história do Brasil. Alias, é um livro que deve ser lido por todos, pois conhecer a história do país onde se vive, é um direito da população. O Conhecimento nunca é demais!

Classificando:



Nenhum comentário:

Postar um comentário